Translate

sábado, 28 de setembro de 2013

Compartilhar é preciso


O programa  ‘Na Moral’, da Globo, apresentado por Pedro Bial, em 15/08/2013 explorou as diversas expressões do português no Brasil. As variações da língua adaptada para a internet, tratada nas gírias e regionalismos, moldada pelo rap e polida pela poesia foram discutidas por Pedro Bial e seus convidados. Nos bastidores, o apresentador definiu bem o programa: 'Divertidíssimo'. Para fechar o programa com chave de ouro, Bial deixou sua clássica opinião:
"Não é porque a língua é viva que precisa ser um caos. Aliás, eis uma das serventias da língua: dar aparente ordem ao furdunço do mundo. Do embate entre línguas diferentes, estrangeiras ou conterrâneas, entre falares e dizeres, entre sotaques, códigos, gírias locais e modismos nacionais, cuide bem da sua língua", concluiu Bial.
E ainda teve mais! O professor Sergio Nogueira e a blogueira Bia Granja comentam as transformações que a língua está sofrendo em diálogos de internet e troca de mensagens. O rapper cearense RAPadura apresentou seus argumentos versados para o debate. Já o compositor e poeta Arnaldo Antunes, amante da língua portuguesa, participa opinando e cantando temas como ”O que” e "Socorro".

Se você perdeu, confira o vídeo do programa no link abaixo. Se você assistiu, ainda assim "vale a pena ver de novo". Excelente!
www.youtube.com/watch?v=xVwzNtKc3dA‎


04/10/2013
Português, para quê?, por Ellen Regina Medeiros de Sousa Silva.

Alguma vez na vida, já lhe ocorreu porque aprendemos português na escola, se quando somos inseridos nela, já falamos essa língua? Se você já se fez esse questionamento, é possível que tenha chegado a várias conclusões ou a nenhuma, não é? O fato é que levamos para a escola uma variante da língua, a língua que adquirimos mediante exposição ao ambiente em que vivemos, nossa realidade familiar, o lugar em que moramos... Lá, na escola, vamos para aprender uma outra variante da língua, a norma culta.  Ela é a responsável por nos abastecer de conhecimentos que nos fornecerão a competência leitora, escritora e oral para apropriação correta da língua. Essa apropriação correta da língua possibilitar-nos-á a capacidade de expressar-nos corretamente nos contextos sociais que exigem esse comportamento, como numa apresentação oral de um trabalho, numa produção textual na escola ou num concurso, numa prova para ingresso em uma empresa, no ambiente acadêmico, e até em uma entrevista de emprego (expressão oral). Pronto, aí está uma das funcionalidades da nossa língua portuguesa, observe  abaixo uma parte de uma reportagem da Revista "Veja" que pode ajudar todos aqueles que estão prestes a enfrentar esse momento decisivo na vida profissional. 


Reportagem da Revista "Veja"



_________________________________________________________________________________

10/11/2013 - Assalto a língua portuguesa

Os Melhores do Mundo é um grupo de humor que fazem apresentações teatrais. Neste vídeo eles tratam de erros comuns na língua portuguesa de forma divertida e usam o humor como uma ferramenta poderosa, pois também se aprende brincando, rindo, divertindo-se. Aqui temos o humor integrado ao conhecimento, informação, conteúdo. Assista ao vídeo, ria, divirta-se e sobretudo aprenda.

http://www.youtube.com/watch?v=c9d4ONJr5VI

Nenhum comentário:

Postar um comentário