Translate

sábado, 28 de setembro de 2013

Que língua é essa?

Esse é um espaço para compartilharmos erros linguísticos que achamos por ai. Sim, em todos os lugares, em diversos meios e ambientes sociais, tais como internet, faixas em ruas, faixas de promoção comercial, outdoors. Verificaremos juntos que é possível aprendermos a nossa língua a partir desses erros e que isso pode se dar de forma lúdica, leve e prazerosa, sem o "peso" dos estudos gramaticais que muitos evitam. Se você quer melhorar seu repertório linguístico, vem com a gente...  

O erro aqui é ortográfico e apresenta-se na palavra "calçada" que está grafada com U no lugar do L. O desvio ortográfico ocorre, porque os sons das duas letras são muito semelhantes. Na fala, quase não notamos a diferença, o problema é na hora de escrever. Se você teve acesso a um bom ensino do português, se você tem o hábito de ler, provavelmente não apresentará esse desvio, mas quem não teve acesso a um ensino básico de qualidade e nem tem um relacionamento afetuoso com a leitura, pode vir a apresentar problemas com essa grafia. E na hora de escrever sempre pensa, é com U ou é com L? Para alguns, essa é uma dúvida cruel... Então como resolver?  Existe uma regra, afinal quando pensamos na língua portuguesa, sempre vem a nossa mente - regras!!! Bem, existe sim e ela está bem aí embaixo, mas lembre-se, ler muito é sempre a melhor saída, quanto mais você lê, melhor você escreve!
A REGRA:
O "u" é usado no final da palavra quando ele sozinho (o único na sílaba) é 
tônico (sílaba forte).
Ex: baú, Jaú, 
O "l" é usado quando a sílaba final total é tônica:
Ex: Afinal, legal, intelectual.
Geralmente, o mesmo é válido para o meio das palavras, lembrando que o "u" tônico em hiato, é sempre acentuado, seja no meio ou no fim.
É claro que toda boa regra tem sua exceção, isso porque a língua portuguesa se originou de várias, tendo um pouquinho de cada.
Ex: saudade





04/10/2013

Mais um errinho que nos ajudará a entender melhor a língua e seu funcionamento...
Vamos lá!!!!!!


Bem, como podemos ver na imagem, em destaque, essa lide (chamada, título de uma notícia jornalística) possui um erro gramatical. Pode aparecer absurdo que apareça um erro gramatical em um jornal, mas infelizmente acontece. É mais comum do que imaginamos. O erro destacado na imagem refere-se a eliminação da marca de infinitivo do verbo, ou seja, tirou-se da grafia do verbo a letra "r". Esse é um erro comum, mas o fato é: por que ele acontece? Porque as pessoas transferem para a escrita a forma como falam, por isso o verbo entrar está grafado como "entra" em vez de "entrar". Entra é a flexão do verbo "entrar" no presente do indicativo, na terceira pessoa do singular, ou seja. "ele entra". Agora, quando você  for escrever verbos no infinitivo, não se esqueça de colocar o R no final, afinal escrever é uma coisa e falar é outra, ok?
Beijos da Ellen, Jacke, João e Josemir.
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário